
Em que cremos
CREMOS EM UM SÓ DEUS VERDADEIRO.
A Bíblia claramente ensina que há somente um Deus, Criador dos céus, terra e mar. Não existe outro Deus além daquele cujas coisas vieram à existência. O universo tão complexo à mente humana foi criado por Deus.
“Portanto, grandioso és, ó Senhor JEOVÁ, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus, senão tu só, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos” (II Samuel 7:22).
“…para que todos os povos da terra saibam que o SENHOR é Deus e que não há outro” (I Reis 8:60).
“Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim, não há deus; eu te cingirei, ainda que tu me não conheças. Para que se saiba desde o nascente do sol e desde o poente que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro” (Isaías 45:5-6).
“Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo e que não há outro Deus, senão um só” (I Coríntios 8:4).
Estas são citações bíblicas, entre muitas outras, da existência de um único Deus.
CREMOS NA TRINDADE DIVINA
Deus é uno, mas ao mesmo tempo é Deus triúno. A Bíblia nos ensina que o único e verdadeiro Deus é visto em três pessoas distintas. Deus Pai era conhecido pelos antigos do Velho Testamento. Muitos dos patriarcas e profetas, ou mesmo os crentes comuns, mas sinceros, compreendiam sobre a trindade de Deus.
No primeiro livro da Bíblia, no primeiro capítulo e no primeiro versículo, ou seja, em Gênesis 1:1 o nome de Deus, no original hebraico é ELOHIM. Elohim significa “os fortes”. Portanto a palavra Elohim está no plural na língua hebraica. No hebraico existem (1) singular, (2) dual ou pares, e (3) plural. O plural no hebraico indica três ou mais. Ora, quem escreveu o livro de Gênesis foi Moisés. Então ele aceitou esta verdade.
É bom ainda considerar Gênesis 1:26; 3:22; 11:7, passagens que não deixam dúvida de três pessoas divinas.
É bem provável que o profeta Isaías entendeu sobre a trindade divina quando ouviu os serafins louvarem a Deus, falando de sua santidade três vezes:
“E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória” (Isaías 6:3).
No Novo Testamento há muitas passagens reveladoras desta verdade, onde Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo estão em evidências.
A DIVINDADE DE JESUS CRISTO
Jesus é Deus Filho tanto quanto o Deus Pai. Os escritores do Novo Testamento entenderam a divindade de Cristo.
“No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1).
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1:14).
Verbo significa a Palavra. “Logos” em grego. O mesmo Verbo ou Palavra que estava com Deus no princípio também é Deus. E este Verbo é Jesus Cristo que se fez carne para habitar com os homens. No livro de Apocalipse o apóstolo João, inspirado pelo Espírito Santo, diz que Jesus é chamado a Palavra de Deus.
“E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus” (Apocalipse 19:13).
Jesus Cristo, Deus Filho, criou este imenso universo.
“Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (João 1:3).
“Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse, pelas aflições, o Príncipe da salvação deles” (Hebreus 2:10).
“…porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele” (Colossenses 1:16).
Jesus Cristo sustenta todas as coisas no cosmos.
“O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas…” (Hebreus 1:13).
Se não fosse pelo poder divino de Jesus, os diversos mundos existentes na imensidão do espaço sideral, como as nebulosas e outros corpos, tais como as galáxias com seus bilhões de estrelas teriam desaparecidos do universo, mas o poder incomensurável do Senhor e Salvador Jesus Cristo os mantêm coesos.
Jesus Cristo Deus existe desde a eternidade.
Aprendemos nas Escrituras a respeito da eternidade de Jesus Cristo. Ele herdou um corpo aqui na terra, mediante uma virgem, mas não significa o começo de sua existência.
Foi ele quem escolheu Maria para nascer corporalmente em seu ventre. Veja Lucas 1:26-35. O corpo era o único meio pelo qual ele podia entrar neste mundo e enfrentar os desafios das tentações, vencendo-as através da sua submissão completa à vontade do Pai. E, assim, Jesus podia adquirir a salvação aos pecadores arrependidos.
“E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo, e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão” (Hebreus 2:14-15).
Porém, as Escrituras ensinam que Jesus é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. Nele tudo tem início e final. Ele é o primeiro e o último. A base da existência de tudo, seja no mundo infinitamente pequeno, seja no mundo infinitamente grande é o Senhor Jesus.
Alfa e o Ômega e o Primeiro e o último, palavras pronunciadas por Jesus Cristo, se encontram no livro de Apocalipse 1:8; 21:6; 22:13. Estas palavras se encontram no Velho Testamento, onde Deus afirma ser o primeiro e o último. Isaías 44:6; 48:12. Não resta dúvida, pois, que Jesus é o mesmo Deus Jeová do Velho Testamento.
A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO
O Espirito Santo é Deus.
Quando Ananias mentiu ao Espírito Santo, ele mentiu a Deus. Veja Atos 5:3-4. Esta passagem é suficiente para provar a divindade do Espírito Santo.
Sendo o Espírito Santo divino, ele é eterno.
Examine Hebreus 9:14.
A onipresença do Espírito Santo prova a sua divindade.
“Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face?” (Salmo 139:7).
Sendo ele Deus, os homens podem ofendê-lo e serem privados de obter perdão.
“Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo” (Marcos 3:29).
Sendo o Espírito Santo Deus, os homens são privados de bênçãos ao rejeitá-lo.
“Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim, vós sois como vossos pais” (Atos 7:51).
“Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo; pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles” (Isaías 63:10).
A divindade do Espírito Santo é que regenera as pessoas arrependidas.
“Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água (Palavra) e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito” (João 3:5-6).
Não há, pois, como ser convertido ou transformado, se não for pela atuação do Espírito Santo.
Muitas outras qualidades atribuídas ao Deus Pai e ao Deus Filho, também são conferidas ao Espírito Santo. É por isso que acreditamos em um Deus único revelado em três pessoas distintas.
Infelizmente nem todos acreditam assim, e há religiões criadas por homens desobedientes a Deus, pregando que Jesus e o Espírito Santo não são o único Deus. É, de fato, uma doutrina difícil de entender, mas temos que a aceitá-la, como muitas outras, pela fé.
Quando estudamos a Bíblia, antes de tudo o mais, devemos saber ser ela um livro escrito por Deus. E nossa mente mesquinha e finita não está preparada para entendê-la. Deus não pode ser estudado ou analisado por um tubo de ensaio manuseado por algum cientista. Milhões de homens e mulheres em todas as gerações aceitaram a Palavra de Deus pela fé, e não pela sua capacidade intelectual.
“E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé” (Gálatas 3:11). Veja também Habacuque 2:4; Romanos 1:17 e Hebreus 10:38).
Demonstramos, pois, em quem cremos, e esperamos que você também tenha a mesma fé. Mas para isto você tem que se arrepender de seus pecados crendo em Jesus Cristo como seu Salvador.